sexta-feira, 17 de maio de 2013

TRIBUTO: - Ben-Hur

Enquanto redigia o primeiro texto a ser publicado no blog, surgiu a idéia de criar uma seção, que chamei de 'Tributo', para homenagear pessoas ou algo relativo aos filmes. Neste primeiro, queria publicar a imagem de uma cena marcante. Entretanto, que imagem seria esta? Que critério usar? Decisão difícil; em pouco mais de cem anos o cinema foi pródigo de imagens espetaculares em filmes como Casablanca, A Marca da Maldade, Rastros de Ódio, Psicose, E o Vento Levou e Lawrence da Arábia, para ficar só nestes. 

A escolha acabou pendendo para o lado sentimental. Foi tirada de um filme que assisti ainda na adolescência, em 1962, aos 12 anos, e que exerceu grande influência em minha vida. Trata-se de um filme que devido sua duração, 2 horas 40 minutos, não se assiste na TV. Um épico de ação baseado em um romance do século XIX. Ganhou 11 Oscar, das 12 indicações que recebeu, estabelecendo um recorde igualado somente 40 anos depois por Titanic. 

Infelizmente, Hollywood não consegue mais produzir filmes como este. Já não realizam épicos como naqueles tempos. Quando o fazem, como Gladiador (2000), os cenários grandiosos, os extras e a maioria das cenas de ação, são produzidos por computação gráfica. 

Uma produção grandiosa com 350 papeis com falas, mais de 50 mil figurantes seria impensável. Os custou seriam astronômicos. Somente a mítica sequência da corrida de bigas, repleta de ação, consumiu oito meses de planejamento, e sozinha custou à época um milhão de Dólares sem correção.   

Não por acaso, já o vi e revi por mais de 40 vezes nestes últimos cinquenta anos. 

"Now listen to me, all of you. 
You are all condemned men. 
We keep you alive to serve this ship. 
So row well, and live." - Quintus Arrius


Por Luiz Alvarenga 

2 comentários:

  1. Maga
    Tambem gosto de rever filmes bons. E o Vento Levou e Ben-Hur sao os meus preferidos desta relacao. Depois de cada cena, sei exatamente o que vem a seguir. E nao me canso de assisti-los.

    ResponderExcluir
  2. Por isso são clássicos, o uso de tecnologia alguma se igualaria a direção e cenários tão genialmente planejados.

    ResponderExcluir