quarta-feira, 12 de junho de 2013

TRIBUTO: - Esther Williams



A Sereia de Hollywood.


m
Descoberta em atuações de shows aquáticos em parques de diversões, Esther Williams, campeã dos 100 metros nado livre, era considerada a Sereia de Hollywood. Era a caçula de uma família pobre de cinco filhos, passou a se interessar pela natação quando sua mãe convenceu a prefeitura para que construísse uma piscina, para recreação, em um parque situado nas imediações do local onde viviam.  Logo passou a disputar campeonatos, colecionar medalhas e faturar alguns Dólares em exibições esportivas como o Aquacade de Billy Rose, onde contracenava com Johnny Weissmüller (1904-1984), vencedor de 5 medalhas de ouro em Olimpíadas de 52 campeonatos nacionais. No cinema Weissmüller consagrou-se como Tarzan. O sucesso alcançado por Esther neste show em 1940, acabou chamando a atenção de um caça-talentos da Metro Goldwyn Mayer.  Esperta, fez constar no contrato que ficaria alguns meses aprendendo a arte de representar, antes de seu primeiro filme. 

Dois anos após, em 1942, fez sua estreia em pequenos papéis. Em 1944, ao atuar em Escola de Sereias, ao lado de Red Skelton (1913-1997), alcançou finalmente a fama figurando entre as grandes atrizes da Metro.  Isto incomodou muito as grandes atrizes, que  não viam nela o talento de uma verdadeira atriz. Até o público percebia sua falta de talento, mas sua simpatia e charme compensava esta deficiência, além é claro, de seu talento nas piscinas. 

Após o sucesso de Escola de Sereias, seguiram-se outros sucessos, todos campeões de bilheteria: Paixão em Jogo (1945),  A Bela Ditadora (1949), A Filha de Netuno (1949) e A Rainha do Mar (1952).  Porém, suas tentativas de representar papéis dramáticos, como em Voragem de Uma Paixão (1956), foram um fiasco.

Esther esteve casada por quatro vezes. Em 1945 casou-se com o cantor e ator Ben Gage, com o qual teve três filhos. Na sua autobiografia The Million Dollar Mermaid, escrita em parceria com Digby Diehl, ela o descreve como um parasita alcoólico que jogou fora todas as suas economias, deixando-a praticamente falida. Além de seus quatro casamentos, Esther Williams manteve uma ligação amorosa com o ator Jeff Chandler (1918-1961), com quem contracenou no filme Tormenta no Paraíso (1958).

Esther Williams morreu nesta quinta-feira, dia 6 de junho, em Beverly Hills, na Califórnia, aos 91 anos. Segundo o porta-voz da atriz, Harlan Boll, Esther já estava com a saúde debilitada por conta da idade e morreu "em paz enquanto dormia".  As causas da morte não foram reveladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário